A 20a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em combate à Transfobia
Palavras-chave:
Paradas LGBTQI, Memórias LGBTQIA+, Cultura LGBTQIA+Resumo
O evento realizado no centro da capital de São Paulo marcou o calendário no último domingo do mês de junho, dia 29, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas, segundo seus organizadores. A escolha do mês remete à memória circunscrita pela Revolta de Stonewall, um marco das manifestações que buscaram reivindicar pautas relativas ao movimento LGBT, ocorrido em Nova York, na década de 1960.
A edição deste ano teve como tema o combate à transfobia e a visibilidade dedicada a esse grupo que permanece marginalizado dentro do próprio movimento que leva a inicial "T" em sua sigla. As faixas atadas por todo o percurso da manifestação enunciavam os seguintes dizeres: “Lei de Identidade de Gênero, já!”, “Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”, sem deixar de lado o que marcou os cartazes da vigésima edição: “FORA TEMER!”, destinado ao presidente interino que assumiu o cargo em face das diversas contradições.
Esse evento não apenas celebrou as conquistas do movimento, mas também destacou as lutas que ainda precisam ser travadas, especialmente em relação à dignidade e aos direitos das pessoas trans, reafirmando a necessidade de união e solidariedade entre todas as vertentes do movimento LGBT.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Memória LGBT

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.