A 20a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em combate à Transfobia

Autores

  • Pedro Augusto Chaves

Palavras-chave:

Paradas LGBTQI, Memórias LGBTQIA+, Cultura LGBTQIA+

Resumo

O evento realizado no centro da capital de São Paulo marcou o calendário no último domingo do mês de junho, dia 29, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas, segundo seus organizadores. A escolha do mês remete à memória circunscrita pela Revolta de Stonewall, um marco das manifestações que buscaram reivindicar pautas relativas ao movimento LGBT, ocorrido em Nova York, na década de 1960.

A edição deste ano teve como tema o combate à transfobia e a visibilidade dedicada a esse grupo que permanece marginalizado dentro do próprio movimento que leva a inicial "T" em sua sigla. As faixas atadas por todo o percurso da manifestação enunciavam os seguintes dizeres: “Lei de Identidade de Gênero, já!”, “Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”, sem deixar de lado o que marcou os cartazes da vigésima edição: “FORA TEMER!”, destinado ao presidente interino que assumiu o cargo em face das diversas contradições.

Esse evento não apenas celebrou as conquistas do movimento, mas também destacou as lutas que ainda precisam ser travadas, especialmente em relação à dignidade e aos direitos das pessoas trans, reafirmando a necessidade de união e solidariedade entre todas as vertentes do movimento LGBT.

Publicado

02-08-2016

Como Citar

Chaves, P. A. (2016). A 20a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em combate à Transfobia. Revista Memória LGBT, 5(02), 14–15. Recuperado de https://www.revista.memoriaslgbt.com/index.php/ojs/article/view/38

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.